Clubes debatem redução de rebaixados e limite para estrangeiros no Brasileirão

Clubes debatem redução de rebaixados e limite para estrangeiros no Brasileirão
Os clubes da Série A do Campeonato Brasileiro estão discutindo mudanças significativas para o futuro da competição. Entre os temas abordados no Conselho Técnico da CBF, realizado na última terça-feira (11), destacam-se a redução do número de times rebaixados e a possível imposição de um limite maior para jogadores estrangeiros por equipe.
Menos rebaixados a partir de 2027?
Atualmente, quatro equipes caem para a Série B ao final de cada temporada, mas há um movimento nos bastidores para reduzir esse número para três. A proposta ainda está em fase de discussão e, se aprovada, poderá ser implementada a partir de 2027. O objetivo seria dar mais estabilidade esportiva e financeira aos clubes, além de aproximar o formato do Brasileirão ao de ligas europeias, como a Premier League e LaLiga.
Limite de estrangeiros em debate
Outro ponto que entrou em pauta foi a restrição ao número de atletas estrangeiros permitidos por clube. Hoje, não há um limite específico para a quantidade de jogadores internacionais no elenco, apenas para os que podem ser relacionados em uma partida. A nova proposta busca equilibrar a participação de jogadores nacionais e internacionais, garantindo espaço para atletas formados no Brasil.
Discussões seguem ao longo do ano
As propostas ainda não foram formalizadas, mas a CBF seguirá debatendo o tema em reuniões mensais com os dirigentes dos clubes. O técnico da seleção brasileira, Dorival Júnior, já se manifestou sobre o assunto, alertando para os impactos que um grande número de estrangeiros pode ter no desenvolvimento dos jogadores brasileiros.
Caso aprovadas, as mudanças entrarão em vigor a partir de 2027. Até lá, os clubes seguem em negociações para definir o futuro do Campeonato Brasileiro.
Créditos de imagens : Lucas Figueiredo / CBF
Qual é a sua reação?






